Thursday, August 21, 2008

Nos States, até Portugal funciona melhor

Ontem fui ao Consulado Geral de Portugal em São Francisco realizar a inscrição consular. Ao contrário de Londres, não foi preciso marcar uma hora, nem havia fila à porta. Cheguei e fui logo atendido, preenchi uma ficha muito curta e dei-lhes o meu passaporte, BI, green card e carta de condução da Califórnia para eles meterem a informação no computador.

Primeira nota positiva: não tive de copiar toda a informação destes documentos para uma ficha. Dei o documentos ao funcionário e ele tratou de deles retirar os dados que precisava para o seu computador.

Quando ja ia a sair mencionei a uma outra funcionária, muito simpática, que gostaria de actualizar o meu recenseamento eleitoral dado que agora estou a morar nos EUA. Ela dá-me uma ficha para a mão, daquelas bem longas, com muitos campos para preencher. Estava eu a preparar-me para passar os 10 minutos seguintes a debitar os nomes da família toda, freguesia de nascimento, etc. quando ela me diz:

"Só precisa de assinar. Nós agora temos aqui os seus dados, e preenchemos isso por si."

O meu queixo caiu. Apanhei-o, desejei um bom dia a todos e saí deste universo alternativo de burocracia simplificada de volta para o mundo real.

2 comments:

Minhoca said...

... claro que se isso algum dia vier a acontecer em Portugal, o melhor é não assinares nada sem ver primeiro... com um bocado de sorte, os teus descontos para a Segurança Social são imputados a um gajo qualquer com o mesmo nome (ou não) e ficas sem reforma..

Domingos Patena said...

Isso é que é trabalhar. Desde que fui com o meu pai à junta de freguesia e lhe disseram "Ah, mas aqui diz que o senhor está morto!". Portugal no seu melhor